segunda-feira, 2 de fevereiro de 2009

Amplificadores Valvulados

Amplificadores valvulados

No início dos anos do áudio, as válvulas faziam o papel de dispositivos ativos no lugar dos transistores e circuitos integrados.
Atualmente ainda são utilizadas em aparelhos High End e em caixas amplificadas para instrumentos (guitarra elétrica).
Um amplificador valvulado geralmente funciona sob altas tensões de alimentação e baixas correntes, o que torna necessário o uso de transformadores de saída para adequar as impedâncias de saída do amplificador (altas) com as baixas impedâncias dos alto falantes.
Os valvulados podem ser montados em topologia Single-End, onde apenas uma válvula amplifica todo o sinal, mas com baixo rendimento (classe A) e com topologia Push-Pull onde pares de válvulas são conectadas ao transformador de saída de forma que cada válvula de cada par amplifique apenas um semi-ciclo (positivo ou negativo) do sinal de áudio. São muito usadas válvulas pentodo de potência como elementos de saída tais como
KT88, KT66, 6550, EL34, EL84,6L6 e 6V6 entre outras.

Mas por que amplificadores valvulados possuem um som melhor que amplificadores transistorizados?
Bem, antes de qualquer coisa, a que se dizer que a qualidade do timbre de um aplificador é uma questão muito pessoal e depende de alguns fatores, entre eles o estilo de musica que se deseja tocar.
Por exemplo, para um guitarrista de jazz, talvez um amplificador “Solistate” (Classificação para amplificadores baseados em Transistores e ou circuitos integrados), seja melhor que um amplificador valvulado. Para um guitarrista de rock um valvulado seja a melhor opção. Isso sem contar que existem excelentes simuladores (Que são transiorizados) e possuem ótimos timbres por ai.


Dissecado um pouco mais o assunto entramos na área do sinal senoidal da onda, mais especialmente os Harmônicos.
Em acústica, o Harmônico de uma onda é uma freqüência componente do sinal que é um múltiplo inteiro da freqüência fundamental.
Para uma onda seno (sinusoidal), ela é um múltiplo inteiro da freqüência da onda.
Por exemplo, se a freqüência é f, as harmônicas possuem as freqüências 2f, 3f, 4f, etc.
Em termos musicais, as harmônicas são componentes de um tom harmônico cujo som é multiplicado por um número inteiro, ou adicionado com uma nota tocada em um instrumento musical.
Para o ouvido humano os harmônicos pares soam melhor que os harmônicos impares.

Resultado teórico: Nos amplificadores valvulados temos a amplificação do sinal de áudio rica em harmônicos pares de ordem baixa.
Conseqüência: uma distorção mais macia e em vários casos (Em amplificadores de guitarra) uma compressão natural gerada pelas válvulas e pelas características de condução de corrente elétrica nestes circuitos.
Nos Solidstate temos a amplificação do sinal original e mais os harmônicos impares. Falta de compressão e dinâmica do som


Resultado pratico: nos amplificadores valvulados temos a distorção macia e assimétrica
enquanto o transistorizado produz Clipamento simétrico com bordas vivas, rico em harmônicos ímpares de ordem alta.

Tipos de distorção

Existem dois tipos de distorção em amplificadores valvulados, a do pré-amplificador e do amplificador de potencia.
A amplificação de pré é muito conhecida e pode ser conseguida em volumes baixos, ela ocorre quando em um estágio de pré amplificação o nível de sinal de entrada é superior
ao nível convencional de trabalho, passado este ponto ocorre então a saturação do pré amplificador, a grosso modo seria mais ou menos assim:
em um pedal de distorção pro exemplo de dois estágio, o primeiro estágio entrega um nivel de sinal muito alto ao segundo estágio este por sua vez satura causando o efeito da distorção.

A distorção de power é a menos conhecida visto que só ocorre quando o estágio de saída de amplificadores valvulados trabalha no limite, istó é altos volumes. Nestas condições
quem satura são as valvulas de saída, Varia pessoas dizem que esta distorção é realmente a caracteristica de amplificadores valvulados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário