Vou falar um pouco sobre algumas caracteristicas de aulguns tipos de válvulas!!
Válvulas de pré-amplificação:
As válvulas usadas nos pré de amplificadores de guitarra geralmente possuem características de alto ganho e baixa distorção. São ótimas para uso em som limpo e distorcido e excelentes para compressores de áudio e som em geral.
Entre as válvulas de pré-amplificação, a mais conhecida é a 12AX7, conhecida na Europa como ECC83.Ela possui alto ganho e é formada por duas válvulas de triodo em um mesmo invólucro, sendo assim chamada de duplo triodo.
Paramenor ganho ou som mais limpo, podemos usar a 12AT7 ou ECC81.Com ganho menor que a 12AT7, a 12AU7 e ECC82 também são muito utilizadas.
Mais raras são as válvulas 12AV7 e 12AY7, que oferecem um ganho entre a 12AU7 e a 12AT7.
Philips 12AX7-Possuem ótimos graves, médios potentes e agudos claros.Distorcem quando saturadas e ficam um pouco agudas após um certo ponto, mas você pode controlar a agressividade com o botão de tonalidade da guitarra.
RCA 12AX7-Tem um som equivalente ao da RCA5751, mas distorce com mais facilidade. É um som de alta fidelidade.
RCA5751- Equivalente à 12AX7, foi criada para obter maior precisão nos componentes internos e ser mais resistente a quedas, variações de pressão e outras eventualidades ( foi criada para uso militar). Seu som de é alta qualidade e fidelidade. Quando saturada, pode-se distinguir as notas dos acordes. Tesla ECC83-Possui uma saturação forte nos agudos, além de médios com pouca distorção e poucos graves.
Sovtek 7025-Ganho muito alto, distorcendo com facilidade. Indicadas para envenenar pré-amps. Siemens ECC83-Saturam muito.Possuem som com muita distorção, mas não são agressivas, embolando as notas do acorde.Tem muito médio e pouco agudo. Boas para solos.
6SL7 -são triodos de ganho elevado, equivalentes as 12AX7, com filamento de 6,3 volts e base de oito pinos, para pré.
Válvulas de potência ( power ):
6L6GC-São válvulas de som agudo e médio-agudo. A empresa russa Svetlana continua fabricando estas válvulas. Foram muito usadas pela Fender.O par fornece cerca de 50 watts em classe AB.
estas válvulas tem um som excelente. Seus timbres estão entre uma 6L6GC e uma EL34.
EL34-A Marshall começou a usar essas válvulas porque as 6L6 americanas que a Fender empregava eram muito caras na Inglaterra. A EL34 é uma válvula de som agudo e a principal responsável pelo som de Jimi Hendrix. A Svetlana EL34 equipa os Marshall e outros bons amplificadores, pois aguentam alta tensão. A pontência é semelhante à das 6L6. As EL34 caracterizam o som Marshall.
5881-A Sovtek fabrica as 5881, válvulas de som tipicamente médio que comprime com muita facilidade.Equipa alguns modelos da Fender, Mesa Boogie e outros amplificadores modernos. A 5881 da Tung-Sol oferece ótima sonoridade. Um amplificador equipado com essa válvula fica com um som à la Stevie Ray Vaughan. Ela possui muita compressão e som bastante claro.
6550-Esse modelo de válvula é um dos mais potentes do mercado.É uma evolução da 6L6, tem mais volume e suporta mais voltagem. Seu som é brilhante, cheio, pouco distorcido e com muita dinâmica. Comprime pouco. É uma ótima opção para quem quer um som claro e definido.É usada no Meteoro MHA900.
Série KT
As Kt - "kinkless tetrode", foran criadas na inglaterra para concorrer com as valvulas Norte Americanas. Com uma concepção que visava obter maior potencia e maior Linearidade para sua resposta de frequência. São valvulas muito lineares e de pouca distorção. Trabalham sem pico de frequência.
KT66-Outra evolução da 6L6, a KT66 é uma válvula de pouca distorção e bastante linearidade. Possui um som bem limpo, menos brilhante e mais arredondado do que a 6L6. É rara e cara.É a versão inglesa da 6L6 americana. É uma ótima opção para quem quer volume com nenhuma distorção. Jazzistas que tocam guitarras semi-acústicas adorariam este som aveludado.
KT88-Esta evolução da 6550 apresenta som gordo e brilhante. A Sovtek KT88 é muito semelhante à RCA 6550.
KT77-Baseada na EL34, oferece melhor resposta de frequência e distorce menos do que a sua inspiradora.
6V6- O Fender Princeton e o Champ eram produzidos com esta válvula de baixa potência - o par oferece, no máximo, 30 watts em classe AB. São valvulas que conssomem pouca corrente. são pouco lineares e tendem a soar com mais médios. Oferece muita compressão e sustain.
EL84-Válvula de baixa potência utilizada nos Vox AC30. Fornece cerca de 8 watts cada uma em classe A e se assemelham ao timbre da EL34. Usuários conhecidos dos Vox AC30 são os Beatles e Brian May. É isso aí gente. Espero ter ajudado.
Válvulas de pré-amplificação:
As válvulas usadas nos pré de amplificadores de guitarra geralmente possuem características de alto ganho e baixa distorção. São ótimas para uso em som limpo e distorcido e excelentes para compressores de áudio e som em geral.
Entre as válvulas de pré-amplificação, a mais conhecida é a 12AX7, conhecida na Europa como ECC83.Ela possui alto ganho e é formada por duas válvulas de triodo em um mesmo invólucro, sendo assim chamada de duplo triodo.
Paramenor ganho ou som mais limpo, podemos usar a 12AT7 ou ECC81.Com ganho menor que a 12AT7, a 12AU7 e ECC82 também são muito utilizadas.
Mais raras são as válvulas 12AV7 e 12AY7, que oferecem um ganho entre a 12AU7 e a 12AT7.
Philips 12AX7-Possuem ótimos graves, médios potentes e agudos claros.Distorcem quando saturadas e ficam um pouco agudas após um certo ponto, mas você pode controlar a agressividade com o botão de tonalidade da guitarra.
RCA 12AX7-Tem um som equivalente ao da RCA5751, mas distorce com mais facilidade. É um som de alta fidelidade.
RCA5751- Equivalente à 12AX7, foi criada para obter maior precisão nos componentes internos e ser mais resistente a quedas, variações de pressão e outras eventualidades ( foi criada para uso militar). Seu som de é alta qualidade e fidelidade. Quando saturada, pode-se distinguir as notas dos acordes. Tesla ECC83-Possui uma saturação forte nos agudos, além de médios com pouca distorção e poucos graves.
Sovtek 7025-Ganho muito alto, distorcendo com facilidade. Indicadas para envenenar pré-amps. Siemens ECC83-Saturam muito.Possuem som com muita distorção, mas não são agressivas, embolando as notas do acorde.Tem muito médio e pouco agudo. Boas para solos.
6SL7 -são triodos de ganho elevado, equivalentes as 12AX7, com filamento de 6,3 volts e base de oito pinos, para pré.
6SN7 - Duplo triodo de baixo ganho, equivalente à 12AU7 e serve para pré e driver de powers, filamento de 6,3 volts e base de oito pinos.
6SF5 - Triodo simples de alto ganho,equivalente à uma seção de 12AX7, 6,3 volts, base octal. Nenhuma é de potência. Porém dão excelentes prés.
Válvulas de potência ( power ):
6L6GC-São válvulas de som agudo e médio-agudo. A empresa russa Svetlana continua fabricando estas válvulas. Foram muito usadas pela Fender.O par fornece cerca de 50 watts em classe AB.
estas válvulas tem um som excelente. Seus timbres estão entre uma 6L6GC e uma EL34.
EL34-A Marshall começou a usar essas válvulas porque as 6L6 americanas que a Fender empregava eram muito caras na Inglaterra. A EL34 é uma válvula de som agudo e a principal responsável pelo som de Jimi Hendrix. A Svetlana EL34 equipa os Marshall e outros bons amplificadores, pois aguentam alta tensão. A pontência é semelhante à das 6L6. As EL34 caracterizam o som Marshall.
5881-A Sovtek fabrica as 5881, válvulas de som tipicamente médio que comprime com muita facilidade.Equipa alguns modelos da Fender, Mesa Boogie e outros amplificadores modernos. A 5881 da Tung-Sol oferece ótima sonoridade. Um amplificador equipado com essa válvula fica com um som à la Stevie Ray Vaughan. Ela possui muita compressão e som bastante claro.
6550-Esse modelo de válvula é um dos mais potentes do mercado.É uma evolução da 6L6, tem mais volume e suporta mais voltagem. Seu som é brilhante, cheio, pouco distorcido e com muita dinâmica. Comprime pouco. É uma ótima opção para quem quer um som claro e definido.É usada no Meteoro MHA900.
Série KT
As Kt - "kinkless tetrode", foran criadas na inglaterra para concorrer com as valvulas Norte Americanas. Com uma concepção que visava obter maior potencia e maior Linearidade para sua resposta de frequência. São valvulas muito lineares e de pouca distorção. Trabalham sem pico de frequência.
KT66-Outra evolução da 6L6, a KT66 é uma válvula de pouca distorção e bastante linearidade. Possui um som bem limpo, menos brilhante e mais arredondado do que a 6L6. É rara e cara.É a versão inglesa da 6L6 americana. É uma ótima opção para quem quer volume com nenhuma distorção. Jazzistas que tocam guitarras semi-acústicas adorariam este som aveludado.
KT88-Esta evolução da 6550 apresenta som gordo e brilhante. A Sovtek KT88 é muito semelhante à RCA 6550.
KT77-Baseada na EL34, oferece melhor resposta de frequência e distorce menos do que a sua inspiradora.
6V6- O Fender Princeton e o Champ eram produzidos com esta válvula de baixa potência - o par oferece, no máximo, 30 watts em classe AB. São valvulas que conssomem pouca corrente. são pouco lineares e tendem a soar com mais médios. Oferece muita compressão e sustain.
EL84-Válvula de baixa potência utilizada nos Vox AC30. Fornece cerca de 8 watts cada uma em classe A e se assemelham ao timbre da EL34. Usuários conhecidos dos Vox AC30 são os Beatles e Brian May. É isso aí gente. Espero ter ajudado.
VALEU FERA SUA DECLARAÇAO SOBRE VALVULA FOI DE MUITA VALIA PRA MIM PORQUE SEMPRE QUE TOCAMOS NO ASSUNTO DE VALVULA SEMPRE E COMPREXO. MAS SOU FASINADO POR TIMBRES COM MUITO BRILIO AGUDOS FAÇO ALGUMAS MONTAGENS E SEMPRE A DUVIDAS QUE VALVULAS USAR. ENTAO PRA MIM VALEU DE DEMAIS. UM OUTRO PROBLEMAS E SOBRE OS TRAFOS QUE SE USA NOS AMPLI VALVULADO. SE TU TEM ALGUM CONHECIMENTO SOBRE O ASSUNTO. QUE TAL DAR ALGUNS ESCLARECIMENTOS COMO TU FEZ COM AS VALVULAS? ABRAÇOS
ResponderExcluirClaro Vanessa, seu pedido é uma ordem. Deixa sobrar um tempo aqui no trabalho que eu publico. Abraços.
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